
Com a missão de distribuir componentes de esquadrias para serralheiros, a Alumifix Comércio de Ferragens iniciou suas atividades com apenas dois funcionários, em 10 de agosto de 1997, em Curitiba (PR). Dentro do setor a marca teve um grande crescimento no segmento, transferindo sua sede dois anos depois para o endereço atual, ainda na capital paranaense, localizado na região do Boqueirão, inicialmente com uma estrutura de 360 m².
Em 2001, iniciou a fabricação de componentes em nylon na cidade de São José (SC), com a fundação da empresa Aluminyl, vendida dois anos depois. Em 2003, passou a distribuir componentes para esquadrias em todo o território nacional, já ocupando uma sede de 1.200 m² e com quase 60 funcionários.
Com um crescimento cada vez mais significativo, em 2006, iniciou a importação de produtos vindos do Chile, Espanha, Itália e China e praticamente dobrou sua estrutura operacional, já com 2.100 m² de área e 102 funcionários.
Depois disso, a Alumifix instalou um escritório na cidade de Wuxi (China), em 2007, com o objetivo de prospectar oportunidades nos ramos de componentes para esquadrias, vidro e alumínio. Hoje a marca exporta também para Angola, Chile, Paraguai e Bolívia e está em negociação com o México e a Argentina, além de possuir uma divisão voltada para produtos de energia solar, a Alumifix Solar.
Atualmente, estão presentes no portfólio da marca diversos produtos, como:
Perfis para Esquadrias: Janelas, portas, sacadas, etc.
Perfis para Fachadas: Fachadas ventiladas, fachadas de vidro, etc.
Perfis para Divisórias: Divisórias de alumínio para ambientes comerciais e residenciais.
Perfis para Coberturas: Coberturas de alumínio para áreas de lazer, etc.
Componentes para Esquadrias: Puxadores, fechaduras, dobradiças, etc.
Acessórios para Fachadas: Suportes, conectores, etc.
Sistemas de Ventilação: Sistemas de ventilação para fachadas e esquadrias.
Alumifix Solar
Inicialmente fornecendo estruturas em alumínio, posteriormente a empresa se tornou distribuidora de grandes marcas mundiais no segmento de energia solar. Hoje, a Alumifix distribui para todo o Brasil uma linha completa de equipamentos para projetos fotovoltaicos.
A marca oferece uma enorme variedade para o setor, como: módulos fotovoltaicos, inversores, microinversores, cabos CC e CA, linha completa de fixadores e estruturas em alumínio, e até mesmo carregadores para carros elétricos.
“Quando o assunto é energia solar, não podemos deixar de lado a importância das estruturas adequadas para nossos painéis. Nossas estruturas robustas são projetadas para resistir aos desafios da natureza, mantendo sua energia limpa e sustentável em qualquer condição”, afirma a marca em seu Instagram, destacando as principais características desses produtos:
Eficiência Energética: A Linha Solar é projetada para minimizar a perda de calor no inverno e maximizar a ventilação no verão, reduzindo a necessidade de climatização artificial.
Isolamento Térmico: Os perfis de alumínio são projetados com câmaras de isolamento térmico, que reduzem a transferência de calor entre o interior e o exterior do edifício.
Estanqueidade: A Linha Solar oferece estanqueidade superior, evitando a entrada de ar, água e ruídos indesejados.
Durabilidade: Os perfis de alumínio são fabricados com materiais de alta qualidade, garantindo durabilidade e resistência ao tempo.

Fechamento de sacada frontal
Com o lançamento oficial do produto em janeiro de 2022, o produto possui design europeu e, consequentemente, atende todas as normas europeias, inclusive com laudos, onde é possível a abertura praticamente completa do vão, segundo Cristiane Tomasi, gerente comercial da marca.
“O grande diferencial do nosso fechamento de sacada é que garantimos vedação total, pois é feito através de perfis de PVC translúcido entre os vidros. Além disso, possui deslizamento suave através de rolamentos e um design elegante com fechos ergonômicos”, diz a executiva.

Para mais informações: https://alumifix.com.br/
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)
Comments