A Italotec, desenvolvedora de equipamentos para manuseio do vidro, apresenta as soluções e suas vantagens
Dados do INSS registraram 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos relacionados ao trabalho no Brasil em 2023. Na indústria vidreira também existem riscos, pois manusear chapas de vidros pode ser um trabalho demorado, difícil, arriscado e que requer vários colaboradores para a execução.
Para ajudar este segmento, a Italotec desenvolve equipamentos para tornar o manuseio do vidro mais fácil e seguro, combatendo os riscos de acidentes com a utilização de tecnologia. A empresa também oferece assistência técnica própria.
Conheça algumas opções que podem facilitar o dia a dia dos profissionais da indústria vidreira:
VENTOSAS
São máquinas capazes de manusear e transportar grandes chapas com facilidade. Na Italotec, há opções que requerem apenas um operador para fazer a movimentação. “Mais prático e seguro do que vários colaboradores se arriscarem juntos realizando esta tarefa manualmente”, afirma a marca.
CLASSIFICADOR DE CHAPAS
Nova forma de armazenar chapas de vidros, mármores, aço ou madeira. “É um otimizador de espaço, ideal para organizar chapas no local que a empresa tem disponível. Com ele, o operador escolhe a chapa que deseja pressionando poucos botões.
CARREGADORAS
A carregadora Traver, desenvolvida pela Italotec, faz o transporte da chapa para a mesa de corte de maneira automatizada, ou seja, sem a necessidade do operador ter contato com a chapa. Isto possibilita um aumento de produção e segurança para os funcionários.
PINÇAS
A solução realiza o trabalho de movimentação de vidros, içada por uma ponte rolante ou carro pórtico. “Temos opção de pinça que realiza o transporte de chapas com até 1.000 kg. Sem essas, o trabalho é manual, feito por colaboradores correndo alto risco ao carregarem chapas tão pesadas”, informa a marca.
BALANCIM
Mais uma das opções de máquinas para transportar e movimentar chapas de vidro. A chapa é anexada em colares que suportam até 3.000 kg cada. Na Italotec, existem opções para adaptar até seis colares por balancim. Além deste equipamento proporcionar maior segurança, permite mais eficiência à operação.
PUXADOR PARA QUEDA LIVRE
O item para queda livre “derruba” a chapa de vidro na mesa de corte, tornando o dia a dia do operador menos arriscado.
GRABE JUMBO
Realiza o trabalho de movimentação de colares de vidros jumbo, içado por pórtico ou ponte rolante, o grabe tem capacidade de carga 5.000 kg e pode movimentar colares de espessuras variadas de 50 até 100 mm.
Sem o grabe jumbo, não é possível transportar chapas de vidro jumbo, devido ao dimensional dos produtos e o alto risco de acidentes.
REBOCADOR DE CARGAS
Com o equipamento, apenas um operador consegue transportar pesos de até 2.000 kg. Isto é possível graças à sua tecnologia que utiliza alimentação elétrica. Além da facilidade proporcionada por esta máquina, ela também propicia segurança, agilidade e maior ergonomia ao operador.
Fonte: Italotec
Comentários