As fechaduras digitais são seguras, fáceis de usar e práticas, mas muitas pessoas ainda enfrentam dúvidas na hora de escolher o modelo ideal. Com a variedade de opções e recursos, é preciso se atentar para algumas dicas e precauções antes de investir na aquisição de uma. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com Eliana Godoy, coordenadora de produto da Yale.
O QUE SABER ANTES DE COMPRAR UMA FECHADURA DIGITAL?
Antes mesmo de ir à loja, é importante ter algumas informações para escolher o modelo ideal. A primeira coisa é saber qual o material da porta que receberá a solução. Isso porque há modelos específicos para portas de madeira, vidro e metal. Além disso, é preciso verificar a espessura da porta, o que também ajuda na escolha. Há ainda modelos específicos para as portas de abrir, de correr e pivotantes.
É MELHOR UMA FECHADURA COM OU SEM MAÇANETA?
Outra decisão será sobre a maçaneta. No mercado, existem modelos com maçaneta, que são iguais às fechaduras tradicionais, e outros sem, neste caso, é preciso instalar puxadores. Não existe certo ou errado, a decisão pode ser guiada pelo gosto pessoal, preferências de quem vai utilizar no dia a dia e pelo projeto arquitetônico que pode querer instalar puxadores especiais que acompanham o estilo da residência.
COMO INSTALAR FECHADURAS DIGITAIS?
Antes de comprar, também é importante escolher qual será o tipo da instalação, as fechaduras digitais podem ser de embutir ou de sobrepor. As de embutir, como o nome diz, são instaladas dentro da porta, com fechamento na parte interna do batente. Já as de sobrepor são instaladas sobrepostas à porta e podem ser colocadas a qualquer altura - o que facilita em algumas situações.
MELHORES MODELOS DE FECHADURA DIGITAL PARA RESIDÊNCIAS?
Com essas decisões tomadas, é importante se atentar aos tipos de acionamento disponíveis nos modelos digitais. De maneira geral, fechaduras digitais possuem diversos tipos de acionamento, como senha, biometria digital, cartão ou via aplicativo. Alguns modelos, como a Fechadura Digital YDF 40 BP da Yale, combinam dois acionamentos (senha e biometria), e cadastram até 30 senhas e 20 impressões digitais.
Assim, é preciso ter em mente quantas pessoas moram na residência, se a casa recebe visitas frequentes ou prestadores de serviço com certa regularidade, como diarista ou jardineiro. Isso porque, se este for o caso, um modelo com opção de acesso exclusivo garante que o usuário possa cadastrar o dia e o horário de quem pode entrar. Com isso, não é preciso fazer várias cópias de chaves e ficar preocupado caso alguém perca uma delas
MELHORES FECHADURAS DIGITAIS PARA EMPRESAS?
Para ter mais agilidade, segurança e proteção, as fechaduras digitais garantem controle de acesso e gerenciamento de pessoas que entram no ambiente. Para tal, é importante escolher o melhor método de acionamento. Hoje, a Yale oferece modelos que cadastram até 20 digitais, mas também é possível optar pela configuração através de cartões de aproximação. Por ter um equipamento de radiofrequência, para abrir a porta, basta aproximar o cartão na fechadura.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SEGURANÇA DAS FECHADURAS DIGITAIS?
A segurança é um dos principais benefícios das fechaduras digitais, além de trazer modernidade e praticidade para o imóvel. Existem modelos com mecanismos anti arrombamento com alerta sonoro. Além disso, possuem sensor de travamento de porta automático com sensor ou temporizador, dependendo do modelo da fechadura.
A IMPRESSÃO DIGITAL FICA GRAVADA NAS FECHADURAS DIGITAIS?
Outra dúvida comum é sobre a possibilidade das impressões digitais do usuário ficaram visíveis na tela das fechaduras digitais por senha, facilitando o acesso não autorizado. No entanto, a Yale já conta com modelos de fechadura com proteção de senha, cujo material não deixa marcas digitais no teclado, protegendo a privacidade e a segurança dos moradores.
Fonte: Tropico Comunicação
Comments