Foram quatro dias de encontro online e ao vivo, ao todo, 30 palestrantes e 280 profissionais participaram
Alexandre Araujo, professor e fundador do Canal do Serralheiro, organizador do 6° Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie), que aconteceu de 16 a 19 de outubro de 2023, das 18h30 às 21h30, online e ao vivo, abriu o evento com um poema de sua autoria: “A Jornada do Conhecimento”.
“Agora, convido a todos, sem vacilar,
A fazer perguntas, a se expressar,
É a hora de aprender, crescer e sonhar,
Neste Simbrie, o conhecimento a brilhar.”
O encontro, que ficou gravado, esteve sob a coordenação técnica do professor, reuniu uma equipe de acadêmicos, consultores, empresas, entidades de classe e executivos do setor de esquadrias. Durante o evento, os participantes puderam interagir com o palestrante, fazendo perguntas durante e ao final de cada apresentação. Ao todo, foram 30 palestrantes que ofereceram mais de 15 horas de conteúdo para 280 membros.
“Os 280 participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos adicionais por meio das inovações compartilhadas pelos palestrantes e marcas, aprofundando sua compreensão sobre conceitos e sistemas, inovações das esquadrias, tecnologias em componentes, desempenho dos vidros, tecnologias para produção e gestão e planejamento”, afirma o evento em publicação em seu Instagram.
O 2º lote de ingressos para a categoria diamante, que permite assistir o evento gravado, está sendo comercializado no site (www.simbrie.com.br). A Revista CONTRAMARCO é a mídia oficial do evento.
BOAS-VINDAS
No primeiro dia, o anfitrião deu as boas-vindas aos participantes, agradeceu a presença dos palestrantes, patrocinadores e apoiadores que ajudaram a realizar a 6ª edição do evento. “O Simbrie é um evento que motiva os profissionais que procuram se destacar nesse mercado desafiador. Em meio a portas, janelas e inovações, a busca incessante pelo saber é o fio condutor desse encontro”, comentou sobre o propósito do evento.
Na sequência, o público ficou com a palestra “Como explorar os diferenciais dos sistemas de esquadrias de alumínio como elementos chave em construções sustentáveis”, com André Fernando Cardoso, consultor na área de desenvolvimento de produto e inovação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que apresentou como utilizar a sustentabilidade como elemento chave e o selo Alennium, para produtos fabricados com seu alumínio de baixo carbono.
“Como superar desafios em um mercado em franco desenvolvimento” foi o tema da palestra ministrada por Wilson Cucchiarato, diretor comercial da Roto Fermax, fabricante de soluções em ferragens para portas e janelas de alumínio, PVC, madeira e ACM, que trouxe também as inovações das tipologias da marca e as normas.
Em seguida, Junior Araujo, gestor de novos negócios e expansão do Canal do Serralheiro, assumiu o comando do evento falando sobre “Como realizar o balanceamento de operadores para otimizar a produtividade e reduzir os custos”, apresentando um estudo de caso e como solucionar o desafio.
Por fim, “Como garantir qualidade e durabilidade nos processos de colagem de vidros com silicone estrutural glazing”, com Rafael Calza, engenheiro e gerente geral da DXMAX Selantes, que explicou as características da linha de silicones da marca que representa.
O primeiro dia de evento encerrou com o painel empreendedor “Mulheres visionárias no universo das esquadrias” com a arquiteta Anamaria Romio, da Única Esquadrias; a engenheira Andréa Freitas, do Grupo APTI; a empresária Juliana Mendes França, da Perfisud; Melissa Capriglione, da Vidromax; e a engenheira Viviane Martins, da Sá Martins Esquadrias.
SEGUNDO DIA
Iniciando o segundo dia de palestras, Alexandre Casasco e Matheus Casasco, diretor e assistente da Perfil Alumínio do Brasil, falaram sobre “A trajetória da Perfil Alumínio: origens e sucessão familiar na terceira geração”, passando pela linha do tempo da marca e sobre suas Linhas de Sistemas.
“Como sair do comum e elevar as esquadrias e os projetos de arquitetura moderna com componentes de alto padrão” foi o tema do engenheiro Eduardo Silva, especificador técnico da Udinese Assa Abloy. Em sua palestra, mostrou o portfólio de portas de correr, portas integradas, de giro, fechaduras digitais e muito mais.
Na sequência, Frederico Avallone, coordenador de serviços técnicos da Saint-Gobain Tape Solutions, abordou “Como maximizar seu tempo e lucratividade com técnicas avançadas para colagem de vidros nas fachadas glazing”. Pontuou também os cuidados que se deve ter ao comprar uma fita para glazing.
A apresentação seguinte foi com a engenheira Fabiola Beltrame, diretora da qualidade do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ), que comentou sobre “O andamento das normas de esquadrias e guarda-corpos: acompanhando mudanças e tendências atuais”. A diretora falou sobre a ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações.
Encerrando o segundo dia, o engenheiro Arimatéia Nonatto, consultor de sistemas da Garantia Solar BIPV, e Eduardo Lopes, diretor comercial e de marketing da Inoxpar, apresentaram a palestra “Sistema de fachadas BIPV Frame: Como transformar fachadas envidraçadas em fontes geradoras de energia sustentável”, que mostrou como a energia solar pode fazer parte das edificações.
TERCEIRO DIA
O simpósio foi aberto por João Ferreira Gomes, diretor comercial e de marketing da Caixiave, que trouxe o tema “Desvendando a evolução na Europa: o papel das esquadrias de PVC no conforto, desempenho e sustentabilidade em projetos arquitetônicos”, onde apresentou os desafios do desenvolvimento sustentável.
Alisson Vasconcelos, gerente da área de engenharia de qualidade da Hydro, palestrou sobre “As vantagens da anodização e o meio ambiente”, onde apresentou o tratamento de superfícies de alumínio, pintura eletrostática, anodização, polimento, coloração, etc. Logo após, foi a vez da arquiteta Audrey Dias falar sobre “As patologias em esquadrias e fachadas: identificação e soluções para obras residenciais e comerciais”, mostrando o objetivo da inspeção nas fachadas.
Na palestra “Descubra como vidros de alta performance valorizam suas esquadrias de alumínio e PVC”, Leandro Gonçalves, gerente de projetos da Divinal Vidros, destacou os vidros laminados, temperados, serigrafados, insulados e de controle solar. Na sequência, Altair Lima, diretor da Vita Componentes, apresentou a palestra “Percorrendo o caminho empreendedor: minha trajetória de vendedor a sócio-diretor em uma empresa consolidada de componentes para esquadrias”, onde mostrou aos espectadores as linhas de produtos da marca.
QUARTO DIA
O último dia de encontro teve início com o tema “Como explorar projetos arquitetônicos modernos com sistemas de esquadrias de alta performance”, ministrado por Kaue Piozzi, gerente comercial da Olgacolor Alumínio, onde destacou o portfólio de obras da marca.
Na sequência, Wellington Guedes, responsável pela qualidade da Boltinox, abordou “Como elevar o padrão das esquadrias de alumínio e PVC: porquê e quais tipos de fixadores de aço inoxidável usar em suas obras”, destacando a aplicabilidade e magnetismo do aço inoxidável.
“Como escolher entre selantes de vedação ou estrutural para esquadrias de alumínio, PVC e fachadas glazing”, foi assunto de Luiz Eduardo Antinossi, gestor técnico comercial no grupo Dallminas, que mostrou exemplos de aplicação de selantes.
Felipe Costa, gerente de vendas da Faktory Softwares, apresentou o tema “Potencializando a indústria de esquadrias: como a tecnologia desempenha um papel vital para a gestão”, abordando os benefícios do uso de softwares.
O simpósio teve como atração final o “Painel associativista: perspectivas alinhadas sobre inovação e tendências”. Os convidados foram: Luis Henrique Tavares, diretor do Grupo CONTRAMARCO; Eduardo Rosa, diretor executivo da Aspec PVC; Fernando Rosa, gerente geral da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal); José Carlos Noronha, consultor; e Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro e Associação dos Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná (Adivipar).
SOBRE O CANAL DO SERRALHEIRO
Por meio de consultorias, treinamentos e seminários que realiza, possui o intuito de conscientizar o empresário da indústria de esquadrias sobre a importância e a diferença que uma gestão profissional faz dentro da empresa.
“Queremos fazer com que o empresário deixe de ter uma gestão intuitiva e passe a ser profissional em suas tomadas de decisões, tornando-as cada vez mais assertivas, o que, por sua vez, aumentará a lucratividade e a tornará autogerenciável”, informa o gestor de novos negócios e expansão no Canal do Serralheiro.
Comments