As expectativas para o setor da construção civil são otimistas para 2024. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o mercado estará aquecido, impulsionado por obras das prefeituras, com a aproximação das eleições municipais no próximo ano. Segundo a instituição, o crescimento do setor deve ficar em 1,3%. A Prevision, plataforma de Lean Construction, analisa que com a Selic em queda, um maior crescimento é esperado para o próximo ano.
Este cenário reforça a importância de acompanhar e se adaptar às novas tendências. Confira as 5 principais inovações que estarão presentes em 2024.
Transformação digital
As planilhas e métodos tradicionais estão saindo de cena e passando por uma transformação digital. Pequenas empresas que costumavam operar de maneira convencional sentiram a necessidade de integrar os dados, organizando o trabalho de forma mais profissional.
A digitalização não apenas simplifica a gestão de projetos, mas também fortalece a comunicação entre as equipes. Além disso, a transparência de dados proporcionada por essas tecnologias não apenas mantém padrões de qualidade, mas também estabelece confiança e satisfação entre os clientes. Essa evolução digital, portanto, não apenas otimiza processos internos, mas também eleva o setor a um novo patamar de profissionalismo e eficiência.
Inteligência artificial e automatização
Novas tecnologias para a otimização de tarefas, redução de custos e aumento da eficiência nos processos construtivos também serão tendências. A ascensão de robôs e sistemas de automação que desempenham funções repetitivas, lentas ou perigosas, proporcionando uma abordagem mais eficaz e segura no ambiente da obra.
A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning surgem como protagonistas para a tomada de decisões assertivas e conectadas com a realidade das obras. A capacidade da IA em analisar grandes conjuntos de dados e aprender com padrões contribui significativamente para a otimização de processos e para a antecipação de possíveis desafios durante o desenvolvimento de um projeto. O Chat GPT, Bard, Novo Bing, entre outros, são exemplos de IA que viralizaram em 2023.
BIM
A ascensão da tecnologia Building Information Modeling (BIM) na construção civil brasileira não é apenas uma resposta à tendência global, mas também uma evolução impulsionada por mudanças legislativas. A promulgação da Lei das Licitações no Brasil tornou o uso do BIM obrigatório em licitações do setor público, sendo um marco na adoção dessa tecnologia.
A principal vantagem do BIM é a sua capacidade de gerar automaticamente quantidades precisas de materiais e componentes de projetos. Essa automação não apenas aumenta a precisão, mas também melhora a eficiência, reduzindo retrabalhos e proporcionando economia de tempo e recursos. Além disso, também promove práticas sustentáveis na construção civil.
Sustentabilidade
A urgência das questões climáticas tornou-se uma demanda constante. Além de atrair investidores e consumidores cada vez mais conscientes, a integração de práticas sustentáveis na construção civil demonstra um comprometimento com a responsabilidade social e ambiental.
Experiência do cliente
Este tópico é a chave para o sucesso e a reputação das empresas. Através do compartilhamento de informações, as empresas, além de atraírem o cliente, também o fideliza.
Automatizando processos, as equipes possuem mais tempo para oferecer um atendimento mais humanizado aos clientes, mais do que solucionar os problemas, eles desejam personalização e transparência. Isso agrega valor ao serviço, gerando uma reputação sólida da empresa no mercado.
Fonte: Prevision
Comments