Neste ano, 32 obras foram inscritas e distribuídas entre as 5 categorias concorrentes
No último dia 21 de novembro, a partir das 19h, o Bisutti Boulevard JK, em São Paulo (SP), recebeu a cerimônia da 2ª edição do Prêmio Nelson Firmino, parceria entre o GRUPO CONTRAMARCO e a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), com apoio da Aluparts, que atua com revitalização de sistemas de esquadrias de alumínio. O evento, em homenagem ao engenheiro que dá nome ao prêmio, aconteceu durante a festa de confraternização da entidade.
Neste ano, 32 obras foram inscritas e distribuídas entre as 5 categorias concorrentes: obras horizontais residenciais, obras verticais comerciais, obras verticais residenciais, obras institucionais e projetos especiais. A votação popular obteve 2.555 votos. Já o júri técnico foi composto por Audrey Dias, arquiteta e diretora técnica na Aluparts; Crescêncio Petrucci, engenheiro civil e sócio-fundador da Crescêncio Consultoria; Henrique do Vale, arquiteto e co-fundador da Vale Ensaios; Luis Cláudio Viesti, tecnólogo em construção civil e diretor técnico da LM Viesti; e Maria Teresa Faria, arquiteta e fundadora da Arqmate Consultoria de Esquadrias.
A premiação tem como objetivo reconhecer as obras que se destacaram no período. Envolve toda a cadeia produtiva de esquadrias, vidros, fornecedores, consultores, construtoras e arquitetos. O prêmio avalia a obra como um todo, ou parte dela, como um sistema ou componente, além de logística e inovações no processo ou em parte dele.
Vencedores
O evento de confraternização foi aberto por Filipe Gattera, presidente da Afeal, que trouxe um panorama sobre as atividades e conquistas da associação durante o ano de 2024, ele enfatizou o lançamento de manuais e da nova Academia Afeal, que ofere cursos de capacitação técnica com contéudo gravado, destacou também a atualização do site da entidade.
Em seguida, Luis Tavares, diretor do GRUPO CONTRAMARCO, abriu a cerimônia de entrega do Prêmio Nelson Firmino, destacando o objetivo do reconhecimento e quesitos avaliados. Ele também citou todas as obras concorrentes.
Na sequência, foi a vez de Audrey falar sobre o significado da premiação, homenagem ao seu pai, o engenheiro Nelson Firmino, fundador da Aluparts. "O prêmio não é só sobre os feitos de Nelson Firmino, é sobre vocês, que todos os dias com talento, dedicação, trabalho de qualidade e esforço atuam para melhorar a nossa paisagem."
Logo após, o público pôde conhecer os vencedores de cada categoria, a apresentação foi feita por Mariana Vidal, diretora de conteúdo da Afeal. O Edifício Salma Tower, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo (SP), foi o vencedor da categoria obras verticais comerciais. A obra é da construtora Racional Engenharia, com projeto do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos e consultoria de esquadrias do engenheiro Pedro Martins.
A categoria obras verticais residenciais reconheceu o Vitra By Pininfarina, de Balneário Camboriú (SC). A construtora responsável pelo edifício é a Pasqualotto & GT, o projeto é do escritório arquitetônico Pininfarina e contou com consultoria de esquadrias do engenheiro Crescêncio Petrucci.
De Nova Lima (MG), a obra VCCR foi a vencedora da categoria obras horizontais residenciais. Participaram do projeto a Privilege Construtora, o escritório Hemisfério Arquitetura e Urbanismo e a empresa Unibox Esquadrias e Decorações.
A categoria projetos especiais reconheceu a obra Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre (RS). A construtora responsável é a Brafer, o projeto é do escritório Seferin Arquitetos e a consultoria de esquadrias é da empresa Avec/SBP.
O Hospital Unimed Itajaí (SC) foi o premiado da categoria obras institucionais. A obra é da construtora Unimed Litoral Sul, projetada pelo escritório Idein Ideia + Desenvolvimento Arquitetura.
Sobre o engenheiro Nelson Firmino
Formado em engenharia mecânica e pedagogia, foi um estudioso com vasta dedicação ao estudo e aplicação do alumínio no Brasil, além de consultor renomado, autor de artigos técnicos e palestrante.
Especialista em esquadrias de alumínio, destacou-se como mestre em cálculos estruturais. Com vasta experiência como professor, Nelson Firmino formou e orientou diversos profissionais na área de esquadrias.
Comments