top of page

VIDROS ESPECIAIS DEIXAM AS CONSTRUÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS

Revista Contramarco


Segundo dados do CIB (Conselho Internacional da Construção), o segmento é o que mais consome recursos naturais e faz uso de energia elétrica de forma intensiva, seja em seus processos ou no desenvolvimento de projetos de engenharia, arquitetura e design de interiores.


Contudo, é possível notar uma mudança de atitude que vem afetando, de forma bastante positiva, o mercado das construções. As novas certificações ambientais, como o Leed e o selo Acqua, além da consciência da sociedade sobre a preservação dos recursos naturais impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias.


De acordo com Rebeca Andrade, especificadora técnica da PKO do Brasil, o vidro, por sua versatilidade e diversidade de opções, tem sido uma das soluções encontradas por especialistas para oferecer desempenhos sustentáveis. “Dentre os mais indicados, estão os de Controle Solar, que auxiliam no controle do calor e luminosidade, melhorando o aproveitamento da luz natural e reduzindo, assim, gastos com energia elétrica pelo uso de ar condicionado e iluminação artificial”, destaca.


Ela informa ainda que “os projetos de interiores também se beneficiam desse tipo de vidro, que diminui a incidência dos Raios UV para dentro dos ambientes, os grandes responsáveis pelo amarelamento de pisos de madeira, estofados, tapetes, mesas, quadros e outros itens de decoração”.


Outro vidro que contribui para a sustentabilidade é o do tipo autolimpante, feito com a deposição de uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, já que usa os raios UV (ultravioleta) e a água das chuvas para combater os resíduos que, com o tempo, ficam acumulados no vidro.


Rebeca explica que “o produto é indicado para uso em locais de difícil acesso, uma vez que não precisam de manutenção constante de limpeza. Resultando ainda na redução de custo, pois dispensa o uso frequente de detergentes e consequentemente a agressão ao meio ambiente”.


O vidro Insulado, um excelente isolante térmico, também compõe a linha dos vidros sustentáveis, sendo indicado para aplicações em locais onde se tem grandes variações de temperatura do ar, seja no calor ou no frio, sendo inclusive aplicado no mercado de refrigeração. Ele também ajuda na redução de energia elétrica com uso de equipamentos como aquecedor e/ou ar condicionado.


Como deu pra perceber, apostar na sustentabilidade é uma tendência que se consolida cada vez mais. Rebeca ressalta que “o vidro pode ser seu aliado, contribuindo com a criação de espaços esteticamente bonitos e funcionais”.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page