Até meados de fevereiro de 2017, os novos textos que tratam dos requisitos e métodos de ensaio para articulações e fechos de esquadrias a serem incorporados à norma de componentes de esquadrias (ABNT NBR 15969-4) estão em consulta pública — para análise e sugestões dos interessados.
O novo texto sobre FECHOS está aberto à consulta e sugestões até o dia 12 de fevereiro, enquanto o novo texto sobre ARTICULAÇÕES está aberto até o dia 16 de fevereiro.
Roney Honda Margutti, gerente de tecnologia do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) e coordenador da Comissão de Estudos de Esquadrias (ABNT/CEE-188 Ferragens), ressalta a importância de o processo estar sendo desenvolvido com a participação dos laboratórios onde serão realizados os ensaios técnicos, isso, segundo ele, evita incompatibilidade entre a norma e os métodos de avaliação.
Segundo Margutti, além de conceituar o que são articulações e fechos para esquadrias, o conteúdo da norma traz pontos importantes com relação ao uso, operação e manutenção dos componentes, além da relação deles com a segurança dos usuários.
AVALIAÇÃO
Após a etapa de consulta pública, que passa pela avaliação das sugestões e possíveis alterações, o texto é encaminhado para a aprovação do documento final pelo CEE 188.
Quanto mais ampla a participação, mais benefícios a normalização trará para a sociedade como um todo.
PARTICIPE DOS GRUPOS DE TRABALHO
A Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL) mantém grupos de trabalho e de discussões, com as Comissões de Estudos na ABNT, sobre as normas que abrangem o universo das esquadrias de alumínio.
Confira o calendário de reuniões sobre as normas em revisão em 2017 neste link: www.abntonline.com.br/consultanacional/projetat.aspx